sábado, 27 de fevereiro de 2010

Para não dizer que não falei de flores


Depois do post anterior, me dei conta de que  ainda antes do Carnaval, o ano já contabilizava uma linda vitória! que seria totalmente injusto com os seringueiros de Assis Brasil, com a AMOPREAB, com a VEJA, e comigo também, não registrar no Amazone-se.

Em 28 de Janeiro a AMOPREAB fez o embarque do segundo lote, 3079 kg de FDL de 1ª qualidade, para concluir o 2º Pedido do Contrato com a VEJA totalizando 6255 kg de FDL entregues, da Safra 2009.

Isso significou o cumprimento de todos os acordos firmados por todas as partes no prazo combinado!!!
Super bacana!!!

Para quem não está por dentro, explico um pouco mais.

A VEJAwww.veja.fr ) é a empresa francesa de tênis para a qual, desde 2007, estou trabalhando na organização do fornecimento de borracha nativa, com base nos princípios de comércio justo e ambientalmente responsável, como é toda a cadeia produtiva da empresa, fundada em 2005 em Paris, por dois jovens empreendedores estreantes, Sébastien Kopp e François Morillion.

François e Sébastien

Desde sua fundacão, a VEJA multiplicou muitas vezes suas vendas, e dos 5000 pares de estréia, hoje está na casa dos 200.000 pares de tênis vendidos, e cresce vigorosa e tranquilamente, apesar da crise.

Aparentemente, não há nenhum segredo neste sucesso.
François e Sébastien são empresários absolutamente conservadores no que diz respeito à gestão financeira da empresa, crescendo organicamente sem dar passos maiores que as pernas, e sem dependerem de investimentos externos;  e totalmente inovadores na forma de lidar com os seus clientes e fornecedores, agindo com simplicidade e profundidade na busca de caminhos e soluções social e ambientalmente responsáveis, para cada uma de suas ações, fazendo disso um diferencial competitivo, num segmento de mercado tradicionalmente perverso, como é o da indústria dos calçados, de forma geral, no mundo.

A equipe jovem e super profissional é baseada em 3 pontos: a linda sede de 4 pequenos andares, a 3 quadras da Place de La Bastille, lugar onde estão concentrados os jovens criadores de moda de Paris, em torno de 15 pessoas; na base da producão dos tênis - totalmente brasileira - em Novo Hamburgo/ RS, 5 pessoas; e no caçula dos pontos, o recém montado (1 ano) escritório de vendas de Londres, 3 pessoas.

Equipe na confraternização de final de ano em Paris (foto Bia S, voltando da COP 15...)

Lembra MUUIITO a turma do EcoMercado, pra quem conheceu...

Os produtos da VEJA são tênis fabricados com solado de borracha nativa da Amazônia, lona de algodão orgânico produzido por pequenos agricultores no Nordeste do Brasil, especialmente no Ceará, e bioleather, um couro tratado sem uso de metais pesados, com curtimento vegetal, fabricado especialmente pra eles.



Depois de se formarem juntos em administração de empresas, François e Sébastien viajaram 1 ano para  conhecer experiências de fair trade ao redor do mundo, e em busca de inspiração para juntos desenvolverem um empreendimento que fosse ao mesmo tempo interessante pra dois jovens empresários, e coerente com seus ideais e inquietações.

Na viagem ao redor da Terra foram bater no Brasil, um dos maiores fabricantes de calçados do mundo, e na Amazônia, e assim nasceu a idéia e o desafio de mostrar ao mundo que não é preciso explorar trabalho infantil na China e nem pagar milhões para Ronaldinho Gaúcho e Kaká para fazer um tênis bacana de verdade se colocar bem no mercado...

Aqui na floresta eles contam com um batalhão de gente a fim de que o negócio dê certo.

François com Governador Binho, e Secretário Nilton Cosson,  de  em Abril de 2009

O email que chegou este sábado,  apenas 1 um mês depois do último embarque, da Néia, a presidente da AMOPREAB, traduz um pouco deste entusiamo:

- Boa tarde Giselie (VEJA) e Bia, estou encaminhando relatório de compra de  FDL, referente ao último repasse feito pela VEJA, que segue em anexo; os seringueiros estao bastante animados e não pararam de produzir mesmo com as chuvas intensas, eles continuam produzindo.
um abraço
Néia


Um luxo!

Cabe lembrar que a FDL é uma tecnologia desenvolvida na UNB, pelo Prof Floriano Pastore, que há 15 anos vem lutando em muitas e muitas frentes de batalha, tendo implantado experiências em diversas Reservas Extrativistas na Amazônia. Pela 1ª vez desde então, a producão está sendo  escoada com regularidade, qualidade e preço justo.
Esta é uma vitória! que vale MUITO ser registrada e comemorada.

Com apoios de parceiros indispensáveis como o Governo do Acre, o WWF Brasil, a GTZ, o MDA e a IUCN,  esperamos que no final de 2010, além dos 50 produtores de Assis Brasil, outros 245 produtores em outros 5 municípios do Acre, estejam envolvidos nesta mesma onda, fornecendo borracha nativa de 1ª qualidade para os novos pedidos e projetos da VEJA e também para novos clientes que cheguem com este mesmo espírito empreendedor e inovador.

 
Equipe VEJA, Bia, Dande(WWF), Débora (Maturi), Ademir (Seaprof) todos juntos na Reserva Chico Mendes de Assis Brasil em Abril de 2009.
 

Viva!!!

8 comentários:

Paola disse...

Bia, muito maneiro! os tênis, lindooos! parabéns! Quero trabalhar com você. bjs Paola

Bia Saldanha disse...

Pan, vem pro Acre!

Débora Almeida disse...

Que surpresa e felicidade quando li "lote de 3mil Kg no prazo"!! A surpresa tem motivo... em abril de 2009, menos de 1 ano atrás, estávamos numa situação oposta, discutindo com os produtores o descumprimento dos acordos. E valeu... esses meses de aprendizado e esforço estão sendo recompensados. Essa é uma história de sucesso, com personagens lindos, dispostos a acertar, a confiar, aprender, repartir... Para acreditar que é possível concretizar parcerias comunidade/empresa. Parabéns aos seringueiros, AMOPREAB, VEJA, Bia e toda a turma que ajuda a escrever essa história de sucesso. Vamos comemorar!!

Bia Saldanha disse...

O maior sucesso desta história é a possibilidade de caminhar junto,e conseguir agregar pessoas que ajudam a fazer diferente, e encontrar os caminhos.
Vamos comemorar fazendo isso chegar a mais e mais seringueiros...
bjsss

Aflora disse...

VIVA mesmo, soldada da borracha!!! Mais uma vez, PARABÉNS, amiga, que bom ter esta soldada tão animada aqui perto de nós. Mil beijos, Mari

Hugo Piedrafita disse...

Dá-lhe!!!, Bia
bj, Hugo

Anônimo disse...

Prezada Bia, estou procurando fornecedores de solas de borracha natural, nos moldes da utilizada pela Veja, para a confecção de chinelos. Você teria alguma indicação para mim? Obrigada, Érica.

marina gazzoni disse...

Oi Bia,

Não sei se você vai ler esta mensagem. Sou repórter do Estadão e estou procurando um telefone/email de contato seu para falar sobre essa iniciativa do tenis Veja.

Você pode me dar um retorno - email marina.gazzoni@grupoestado.com.br - telefone 11 3856-5965