domingo, 10 de janeiro de 2010

Patrimônio familiar


Passaram as Festas de Natal e Ano Novo, e o dia dos 3 Reis Magos que fecha as comemorações, que no nosso caso, incluem ainda o nosso aniversário de casamento, pois eu e Marcelo nos casamos dia 24/12/1996...

Além das lindezas das rezas nas igrejas, para quem se propõe a entrar nesta vibração de fé e de amor do Natal, acho que podemos destacar as comidas como o segundo pilar das Festas, e sempre uma boa razão para juntar a família em volta das mesas.

Sempre é assim, Graças a Deus, nestes festejos na nossa família: muita comida!

E minha missão é sempre a mesma, preparar o Bacalhau!
Mas não ficamos só por aí, durante e temporada de visita da família, muitas delícias foram saboreadas na varanda aqui da casa do Ramal dos Dez.

E com uns 3 kg a mais é hora de fechar a boca e mudar de assunto.

Mas ficaram algumas lembranças (além dos 3 kg...)...

Este ano me foram revelados alguns segredos culinários da família Piedrafita.
Um deles foi transmitido com toda pompa pela sogra Cristina, para as noras, eu e Débora, esposa de Santiago, irmão do Marcelo: A conserva de beringelas!

Tanto a receita do bacalhau, que aprendi com meu pai, quanto as beringelas, são um patrimônio da cultura e do ritual familiar, e simbolizam o prazer da confraternização ao redor da mesa.

E esses dias, Santiago mandou as imagens, e lembramos que comemos também com os olhos...

Aí estão as delícias para compartilhar com vocês, e definitivamente encerrar esta aventura degustativa e voltar a rotina de labuta sem paradas para o lanche, para rapidamente caber naquelas roupas que precisam sair do armário para o Carnaval...






Feliz dieta para todos!!!

Nenhum comentário: