quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A LUA

O ESTADO DE SÃO PAULO

WASHINGTON - A Nasa vai desferir um par de socos na Lua nesta sexta-feira, 9, e o mundo inteiro vai poder assistir na plateia. A agência espacial enviará uma nave para se chocar com polo sul e ver se um pouco de água congelada sobe junto com a poeira. A ideia é confirmar ou desmentir a teoria de que água - um recurso preciso para o caso de astronautas algum dia criarem uma base lunar - está escondida em crateras onde a luz do Sol nunca chega.



Ecilpse

Em mim esta notícia dói. E angustia.
A LUA é sagrada.
Pra mim, e pra muita gente, muitos povos, muitas religiões, muitas culturas, desde que o mundo é mundo.

De mesmo jeito, dói saber que a ANP abriu licitação para fazer análises sísmicas nas florestas do Acre.
Outro tipo de explosão, e não vai ser vista pelo o mundo inteiro, em tempo real, é provável que dentro e fora do Acre, ninguém saiba disso, sem falar, nos "executores" da obra, e claro, nos atingidos.
E neste caso, serão explosivos mesmo, não vão precisar lançar naves espaciais, só  dinamites colocadas no subsolo, para neste caso,  procurar petróleo e gás.

Já pensaram como isso pode agredir os seres desses lugares, gente, animais, vegetais, seres espirituais?

Como será que essas coisas são decididas?
Porque isso não é tratado com a sociedade, aberta a discussão, trazidas as informações a público, para que tudo isso possa ser debatido e levado a cabo ou não, como resultado desse debate?

Os argumentos de que este é o caminho do  desenvolvimento e dos avanços da ciência, são bons, mas na prática, nem o desenvolvimento, nem os avanços da ciência estão resolvendo as desigualdades e ou revertendo o aquecimento do planeta; ao contrário.

Se tiver água na LUA,  talvez alguns astronautas possam ficar um longo tempo por lá, pesquisando formas de vida no espaço, o que sem dúvida nenhuma, é fascinante.
Mas a que preço?
Quanto vai se gastar com isso?
E quando veremos o resultado disso tudo? 20 anos?
Talvez para quem ficar na Terra, já seja tarde demais...
Porque se em 20 anos, MUITO $$$ não for investido na mitigação das mudanças climáticas, vai faltar água pra MUITA GENTE!!!
Se detonarmos a Amazônia - como estamos fazendo - que é a responsável pela geração de 20%  de toda a água doce do planeta e por todo o sistema de chuvas da América do Sul, vai faltar comida pra MUITA GENTE!!!.

Minha visão é de que se houver mais diálogo podem surgir idéias criativas, menos violentas e mais eficazes.

Que Deus nos ilumine e abençoe a todos,  seres da Terra e da LUA.



Um comentário:

Picaretas da Távola Redonda disse...

Olá Bia...

aqui é o Felipe da Arapixi. Vi o Mariana anunciar o seu blog no Aflora e vim dar uma passada. Estarei por aqui sempre.

Aproveito para lhe apresentar minhas crônicas sobre o Acre. É o Diário de um Acreano, onde falo sobre Acre, Brasil, gente da Floresta. São algmas impresões e expressões que vou colhendo nas minhas idas e vindas no Acre e na Arapixi.
www.diariodeumacreano.zip.net
É isso.... e bem vindo (em definitivo?) ao mundo dos blogs.

Beijos Felipe

OBS: o nome Picaretas no qual entrei aqui é uma brincadeira num blog que escrevo com amigos... fica o convite pra uma visita também. www.picaretasdatavola.blogspot.com