sábado, 17 de outubro de 2009

Negócios Sustentáveis

Estive no Sudeste esses dias. Rio e São Paulo.
Fui tratar do Plano Estratégico da Cadeia Produtiva da Borracha, trabalho que acabo de ser convidada a coordenar, pelo Governo do Acre e o WWF Brasil.
Certamente falarei  sobre isso aqui neste espaço, nos próximos meses. Sim, porque o trabalho vai durar meses.

Plano Acre Borracha 2040

A idéia do Nilton Cosson, Secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, apoiada pelo Governador Binho Marques, é reunir num documento, um acervo de dados históricos da borracha, focado em políticas públicas, e seus impactos socioeconômicos, com uma análise do quadro atual, do conjunto do que está sendo feito hoje, mas principalmente, a definição de uma estratégia de Estado que norteie as ações dos próximos governos (estadual e federal), no que se refere a Cadeia da Borracha no Acre, até 2040!

Estou honrada com convite e a confiança depositada no meu trabalho, e naturalmente desafiada com a responsabilidade assumida.

E nesta primeira rodada de conversas,  fui atrás de apoios de intituições acadêmicas para a montagem do Plano. Voltarei em outro momento com os detalhes desta missão.

Inspiração para o trabalho

Por ora, a novidade que trago, é o lançamento do Livro de Roberto Smeraldi, O Novo Manual de Negócios Sustentáveis, no qual tive a sorte de estar presente, na passagem por São Paulo.





Na palestra na Livraria da Cultura, estavam a comentar o livro, além de Roberto, José Eli da Veiga e Fábio Feldman. Um luxo de conversa, um luxo de livro, que recomendo a todos os amigos e parceiros que estão às voltas com os defafios e reflexões sobre a construção de uma sociedade de consumo mais eficiente e inteligente.

Roberto, como sempre, tráz em sua conversa um volume incrível de informações e uma abordagem perspicaz, a partir de uma visão privilegiada do horizonte amazônico, que ele mantém há vinte anos, à frente de Amigos da Terra-Amazônia Brasileira, como ressaltou José Eli da Veiga em sua fala sobre o livro.

Trouxe para o Acre dois exemplares além do meu, para dois amigos-parceiros de trabalho com quem venho tendo o prazer de compartilhar vivências e reflexões sobre o assunto, Débora Almeida, do Núcleo Maturi, e Dande Tavares, Coordenador da Área de Mercados do WWF Brasil, a partir do comando do WWF AC.

Espero com isso potencializar a experiência da leitura.

Convido todos a entrarem na onda.

Boa leitura!

Um comentário:

Dedé Almeida disse...

Recebi o livro ávida por ouvir outras idéias desse "labirinto verde" que são os negócios sustentáveis. A melhor parte vai ser discutí-las com Dande e Bia... E o livro promete, namorando o sumário achei denso e abrangente. Já gostei. Bia, obrigada pelo presente e viva o Diwali!!