segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ela merece!!!

A AMOPREAB - Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Chico Mendes de Assis Brasil é a vencedora do Prêmio Chico Mendes 2009 , do Ministério do Meio Ambinete, na categoria Organização da Sociedade Civil!

Ela merece!!!

Conheci esta Associação já por recomendação dos parceiros do Lateq e do WWF, que indicavam as lideranças de Assis como uma turma de gente trabalhadora (difícil achar alguém na floresta que não tenha esta virtude, nem que seja por força das circunstâncias, o povo da floresta em geral é trabalhador...), e com credibilidade e capacitação para estabelecer parcerias duradouras, neste caso, um diferencial entre as demais associações que se formaram com a constituição da Reserva Extrativista Chico Mendes, e atuaram como representantes dos seus moradores, ao longo dessas últimas duas décadas, na região onde viveu o líder Chico Mendes.

Não foram poucas as dificuldades enfrentadas por estas associações no desempenho de suas atribuições. Como intermediadoras de diálogos e promotoras de atividades produtivas, passaram por um longo e tortuoso exercício de democracia e de empoderamento de sua classe, hostoricamente excluída das tomadas de decisões e da repartição de benefícios de suas atividades produtivas.

Muitas sucumbiram.

Mas há exemplos notáveis , e a AMOPREAB é um deles.

Desde 2007 venho trabalhando com esta associação na construção de uma parceria de compra e venda de FDL (Folha de Defumação Líquida ) entre a AMOPREAB e a VEJA FAIR TRADE, empresa francesa que me encomendou este trabalho.

Não que neste processo, não tenhamos nos deparado com divergências, porque houve sim problemas a resolver. Mas foram enfrentados de todas as partes com a postura do ganha ganha, da interdependência, e do interesse comum.

Sem nenhum alarde, suas lideranças não perdem o foco de seu papel na cadeia de valores: de representação, que implica em interação permanente com as bases, mas também presteza nas tomadas de decisões estratégicas, e organização da comunidade, seja dos aspectos da produção, seja de suas responsabilidades junto ao Estado como representantes legais dos moradores e cessioários da Reserva, território conquistado com muita luta.

E não posso deixar de citar as competências individuais, de lideranças como De Araújo, ex presidente, Néia, a atual presidente, Tota, Beca, Tonho, enfim, uma turma MUITO legal que parece gostar e acreditar no que faz, e faz bem o que se dispõe a fazer.

E como "não há nada que resista ao trabalho" !!! (meu filho que me deu esta frase de presente, ouvida de um professor, que talvez tenha lido nos livros...), para eles a vitória é certa, e o Prêmio é totalmente merecido.

Amadurecendo a relação

E aproveitando a homenagem, vamos dar um exemplo de como atua a AMOPREAB.

Dia 20 fizemos uma reunião em Assis para tratar do PSE (Parceria com Setor Empresarial) da VEJA.

O PSE é um modelo de projeto formatado pela GTZ (Agência de Cooperanção do Governo Alemão) para contribuir com a formação de parcerias entre comunidades produtivas e empresas, de forma a promover o equilibrio de forças entre as partes e facilitar o acesso destas comunidades ao mercado.

A reunião surpreendeu até os mais experientes em trabalhos deste gênero.
Um luxo de conversa, com problemas expostos, problemas discutidos, propostas de soluções, entendimento entre as partes.

E não foram poucas partes. Participaram da reunião além dos vários representantes da AMOPREAB, da Magna da GTZ e eu como coorcenadora do Projeto pela VEJA, estavam Tony Oliveira Diretor da SEAPROF, a Prefeita de Assis Brasil Professora Eliane Gadelha, o ex PrefeitoManoel de Araújo, Dande Tavares do WWF , Fernanda Bassan pela IUCN, Alexandra Portella como governaça da cadeia da borracha, entre outros.

Saímos de Assis depois de um dia inteiro de conversas, sem parar nem para o almoço, com ânimos renovados, com uma sensação de dever cumprido e de que tinha valido a viagem de quase 400km, saindo 6h da manhã de Rio Branco pela Estrada do Pacífico.


Parceiros em Ação!

Parabéns a todos que contribuiram de alguma forma para viabilizar tudo isso.

Nenhum comentário: