segunda-feira, 2 de novembro de 2009

No Batalhão da Rainha

O Acre já foi um país.

Em 14 Julho de 1899 foi proclamado aqui nessas terras, o Estado Independente do Acre, por Galvez Árias e seus aliados da Junta Revolucionária, num ato de rebeldia ao governo brasileiro, que se recusava a reconhecer o movimento dos seringalistas daqui, que queriam o território brasileiro, e não boliviano, como era até então...
E assim perdurou até Março de 1900, quando o governo do Brasil depõe Galvez e devolve o Acre a Bolívia.
Este movimento precedeu a Revolução Acreana em 1903, quando finalmente o gaúcho Plácido de Castro toma o Acre dos boliviandos, numa batalha armada, que durou mais de ano, e o território passa definitivamente as mãos dos brasileiros.
Depois de passar 61 como território, em 1962 (um ano antes de eu nascer...) o Terriório do Acre é promovido a Estado.

Mas toda esta introdução histórica é para dizer que neste cenário de tantas excentricidades geopolíticas, há aqui no Acre uma Rainha.
Rainha, com seu batalhão, seus súditos, e seu território com horário e leis próprias...
No Alto Santo, bairro da cidade onde está sua Igreja, o horário novo do Acre, que por lei votada no Senado Federal em 2008 adiantou 1 hora o fuso horário acreano, não foi adotado...
Sua Igreja é tombada pelo património histórico, e nas datas oficiais, governadores e políticos não podem faltar.

Ano passado, ainda como Ministro da Cultura, Gilberto Gil esteve lá para receber em mãos do governador acreano, o pedido ao IPHAN de reconhecimento da ayahasca, bebida sagrada zelada por esta Rainha, como "patrimônio da cultura brasileira" .
Durante a cerimónia, o governador Binho Marques disse ao Ministro Gil e a todos os presentes: "É muito fácil construir prédios, mas é muito difícil construir uma fortaleza cultural como esta. É nossa reserva moral, a nossa fonte de sabedoria."

Desde sempre me senti parte deste Batalhão, mas ontem, com muita honra, recebi minha farda.
O que isso significa? Que mais do que antes, devo a Rainha da Floresta, devoção e respeito, no mundo material e espiritual.
Vivo aqui sob suas bençãos e proteção.
Sirvo e dedico a ela meu trabalho em busca de melhores condições de vida para o povo da floresta, e na sua doutrina, vou estudar para me transformar num ser humano melhor.

Viva a Rainha da Floresta!!!

Nós e a Madrinha Peregrina, hoje pela manhã, no Alto Santo.

2 comentários:

Dedé Almeida disse...

Bem vinda querida!! Viva a Dona da casa! Viva a Rainha da Floresta! E viva os reforços que chegam para fortalecer o batalhão do bem, do amor, da perseverança.

Aflora disse...

Bia, só agora vi a postagem, acredita? Ah, mas eu estava lá te vendo bailar e bailando junto! Uma alegria te ter pertinho, agora é juntas até a eternidade - que perspectiva divina. Bia, coloca uma foto mais clara, tá muito escuro vcs três juntos, acho que deve ter uma melhorzinha, não? Beijos da sua irmãzinha Mariana