sábado, 7 de novembro de 2009

Novamente Marina...(2ª versão)

E de novo vamos falar da elegância.

Mas agora quem fala é Caetano...

"Se ela for, voto nela, com a esperança de que ela, com sensatez que sempre demonstra, acolha a complexidade da realidade. E, no poder, seja mais pragmática que Lula. E mais elegante, o que já é."

"Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem."

Na minha primeira leitura, amei a entrevista do Caetano, e ontem com sono, foi isso que quis postar aqui.

Hoje, depois de muita conversa e de ler nos jornais a reação geral de quem se interessou pelo assunto, eu acho que amadureci minha opinião, e estou editando o post para que fique fiel ao que estou pensando agora.

Primeiro, acho que como Caetano falava de elegância, ele próprio poderia ter sido mais elegante na forma de se referir a debilidade de linguagem de Lula, que tb no meu entendimento, é motivo de vergonha nacional!

Se Caetano não tivesse sido deselegante, a crítica teria sido melhor aceita.
Chama-lo de analfabeto, deu armas aos inimigos.
Sei bem como é isso, porque tenho sangue quente e muitas vezes já perdi a razão por não usar o tom certo na hora de argumentar.

Mas o que eu entendi das palavras do Caetano, e concordei com ele, é que Marina, ao mesmo tempo que traz consigo o simbolismo da pessoa de origem humilde, que trilhou longos caminhos e superou grandes obstáculos sociais para chegar onde chegou, foi além. Ela se diferencia de Lula pela opção que fez pelo conhecimento, pela cultura, pelo aprendizado.

Marina lê. Lula faz questão de anunciar publicamente que não lê!
Parece que com isso quer provar o quanto se pode mesmo não tendo nada, nem estudo...
Quer que o povo se identifique com isso.
Mas eu prefiro o exemplo de Marina.

A mensagem da trajetória de Marina, é que com força de vontade e determinação, mesmo as pessoas dos meios sociais mais excluídos podem trilhar o caminho do aprendizado e do saber.
E chegar lá!

Marina nasceu seringueira, no Seringal Bagaço, onde não tinha escola (muitos seringais até hoje não tem) se alfabetizou aos 15 anos pelo Mobral...foi empregada doméstica e hoje é formada em História pela Universidade Federal do Acre. Tem centenas de títulos, prêmios e comendas, que não cabem aqui neste post, e aí vai o link para quem quiser ver:

http://www.senado.gov.br/web/senador/marinasi/curriculum.asp

Por isso a associação de Marina com Obama é inevitável, não só porque ela é negra como ele, mas porque é um símbolo de grandeza e nobreza, e por ter vencido os preconceitos com fidelidade aos seus princípios e capacidade de fazer política com elegância.

Lula é uma líder de inteligência e acuidade política incontestáveis. Fez muito pelo Brasil, e ainda fará.
Mas sua visão do mundo, na minha opinião, é atrasada.
Aparentemente, porque não se dá ao trabalho de estudar, de se lapidar.

Talvez por não ler, não consiga alcançar a diferença entre crescimento acelerado, e desenvolvimento sustentável. E não consegue entender o quanto o segundo pode ser estrategicamente melhor para o Brasil, como potência ambiental que é, como Marina sempre aborda em seus discursos.

Um papo longo, que podemos retomar noutro momento...

Mas de toda essa conversa, tirei uma lição.
Não precisamos detonar Lula para valorizar Marina.
Ela mesma não cai nessa.
Mantém inabalável sua elegância, até com seus oponentes.

De qualquer forma, seja MUITO bem vindo Caetano!
Que pode aprender com isso também...
Porque cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei quem são so inimigos a que vc se refere. Eu sou eleitora da Marina, mas a entrevista do Caetano é, no mínimo, lamentável. Marina não precisa de uma campanha anti-Lula. Isso não ajuda nada. Não dá pra falar em elegância quando se trata de Caetano, ele é barraqueiro mesmo. O preconceito que demonstra é triste de ler. Tomara que ele não atrapalhe.

Anônimo disse...

sim, o Caetano é mesmo do barraco,mas a mídia lhe dá espaços. Certamente a declaração do Caetano fere os brios do PT, mas abre um bom espaço a favor da Marina,não atrapalha, pois política é assim mesmo: feita de oposição e situação.